Eletroestimulação no Tratamento do Bruxismo

O termo bruxismo vem do grego “bruchein” e significa apertamento, fricção ou atrito dos dentes. Define-se como atividade involuntária caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes.
Vários fatores contribuem para o desenvolvimento do bruxismo, como: estresse, ansiedade e traços de personalidade em ambos os sexos.
O Bruxismo pode estar associado à Disfunção Temporo Mandibular( DTM), dor muscular, disfunção cranio mandibular incluindo dor de cabeça, perda precoce dos dentes a ainda estar associado à patologias como Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso terapêutico não invasivo, que pode ser utilizado no combate a dor, promoção do relaxamento muscular, melhora da vascularização, da fadiga, e na redução da hiperatividade do músculo em que está sendo feita a aplicação. Reduzindo de forma significativa os sintomas do bruxismo.
Por se tratar de um recurso terapêutico, a TENS não deve ser utilizado de forma isolada, e sim associada aos exercícios fonoaudiológicos convencionais.


Referência: SANTOS, Juscelina Kubitscheck de Oliveira et al . Uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica: uma revisão integrativa da literatura. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 17, n. 5, p. 1620-1632, Oct. 2015. 28 de janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *