Ei, fono, como está sua coluna?

Muitos de nós fonoaudiólogos, independente do local de atuação (clínicas, domicílio, hospital), sofremos com constantes dores nas regiões lombar e cervical. Isso se dá à má postura durante os atendimentos, sejam eles com crianças – em que sentamos no chão para tornar o momento terapêutico mais lúdico, divertido, descontraído e informal, promovendo maior participação da criança e adesão à terapia – ou atendendo à beira leito – em que nos posicionamos de forma inadequada para ofertar uma dieta, realizar uma aspiração traqueal, manipular OFA’s, entre outros motivos.

A questão é que chega o final do dia e estamos exaustos, cheios de dores musculares!

Após consultar amigos-parceiros fisioterapeutas e sofrer com algumas lesões musculoesqueléticas, passei a realizar os atendimentos com uma postura mais adequada, mantendo o conforto do paciente e o meu também.

Como na imagem, em que sento em frente ao paciente, numa distância confortável para conseguir manuseá-lo, caso seja necessário e durante a execução do exercício, procuro recostar-me, manter-me ereta e com os dois pés apoiados no chão.    

Obs.: Sei que nem sempre é possível. Os profissionais de hospitalar que o digam, mas não custa nada tentar se atentar!! Rs

Então, colegas, vamos prestar mais atenção em nossas posturas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *