Desmame Precoce – O Que Significa?

O desmame precoce (DP) é a interrupção do aleitamento materno ao peito antes de o lactente ter completado seis meses. A falta de sucção no peito resultante do DP, pode interferir no desenvolvimento motor-oral, possibilitando a instalação de má oclusão e respiração oral provocados por alterações na postura e força dos músculos, e prejudicando as funções estomatognáticas.


A maioria das pesquisas mostram que a sucção no peito promove atividade muscular correta, ao contrário da mamadeira. A sucção do bico de silicone não gera movimentos adequados de protrusão e retração da mandíbula que são importantes para o correto crescimento mandibular, além de estimular somente o trabalho dos músculos bucinadores e orbiculares da boca, em detrimento do estímulo de outros músculos importantes para futuras funções.
Associado ao desmame precoce está o maior risco para o aparecimento de doenças como: asma e pneumonia, doenças digestivas crônicas, aparecimento precoce de cárie, alterações na coluna vertebral, tronco e pescoço a longo prazo. É importante ressaltar que a amamentação é influenciada por diversas condições, culturais, sociais, psíquicas e biológicas. Torna-se importante identificar os motivos que levaram ao desmame precoce a fim auxiliar a mãe neste processo e proporcionar um maior tempo possível de aleitamento.

Referências
FIALHO, Flávia Andrade; LOPES, Amanda Martins; DIAS, lêda Maria Avila Vargas; SALVADOR, Marli. Fatores associados ao desmame precoce do aleitamento materno. Revista Cuid. 2014; 5(1): 670-8 .
HITOS, Silvia Fernandes. Implicações do desmame precoce. In: HITOS, Silvia Fernandes; PERIOTTO, Maria Cecília. Amamentação: Atuação Fonoaudiológica – Uma abordagem prática e atual. Rio de Janeiro: Revinter; 2009.p.183-198.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *