Câncer de Boca e Orofaringe

Você sabia que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição; e, de 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo o 13º mais frequente entre todos os tipos de cânceres.

Esses cânceres são duas vezes mais comuns em homens do em mulheres. E são quase igualmente frequentes em negros e em brancos.

Nos últimos anos, a taxa global de novos casos do câncer de boca e orofaringe vem diminuindo. No entanto, tem ocorrido um aumento contínuo no número de casos relacionados à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), tanto em homens como em mulheres.

Os cânceres de boca e orofaringe ocorrem com mais frequência na:

-Língua.

-Amígdalas e orofaringe.

-Assoalho da boca

Mas, também são diagnosticados, com menos frequência, nos lábios, glândulas salivares menores e outros locais.

O indivíduo com diagnóstico de câncer de cabeça deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional, o Fonoaudiólogo dentro desta equipe desenvolverá um papel importante na orientação e condução dos casos. Cabe ao Fonoaudiólogo contribuir de modo a maximizar a deglutição, adaptá-la e/ou preservar com segurança o prazer da alimentação por via oral, bem como colaborar com o paciente para o restabelecimento ou adaptação da comunicação, orientado quanto ao processo de reabilitação de fala e/ ou deglutição, que se dará pela utilização de estruturas remanescentes e funções compensatórias, visando a uma maior integração familiar e social.

Referências:

American Cancer Society (08/01/2020)

Instituto Nacional de Câncer (06/02/2020)

Aquino RCA, Lima MLLT, Menezes CRCX, Rodrigues M.  Câncer de boca e alterações fonoaudiológicas. Rev. CEFAC. 2016 Maio-Jun; 18(3):737-745

Por Mariana Souza

2 Replies to “Câncer de Boca e Orofaringe”

    1. Ficamos felizes que tenha gostado!
      Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *