A voz e o corpo

O tratamento da voz é baseado em técnicas que envolvem movimentos corporais, quer sejam globais ou por meio de ações específicas sobre o esqueleto laríngeo.

É imprescindível que o profissional da voz tenha consciência corporal de seus movimentos e da relação com a produção vocal, principalmente aqueles que trabalham realizando esforço físico, como cantar e dançar, falar e correr ao mesmo tempo.

Mas afinal, qual a real relação entre corpo e voz?

Sabe-se que antes de qualquer atividade física, é recomendado pelos educadores físicos, fazer um alongamento corporal para despertar a musculatura que está em repouso, para estirar esse músculo, e posteriormente iniciar a atividade desejada.

Porém, no caso dos profissionais da voz, principalmente os de alta performance, eu realizo um aquecimento do corpo como um todo, através de exercícios calistênicos.

A explicação dessa forma ou ordem invertida de abordagem é devido a necessidade de aumentar a frequência respiratória e consequentemente a frequência cardíaca do profissional da voz, elevando sua temperatura corporal e taxas metabólicas, com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo pelo corpo e levar maior aporte de oxigênio nos músculos.

Esse aumento de oxigênio nos músculos, permite também um aumento na velocidade em que os impulsos nervosos são transmitidos, tendo assim resposta muscular mais rápida, como a força de contração e de flexibilidade, aumentando a capacidade das articulações em suportar mais carga, aliviando dores futuras e diminuindo o risco de lesões.

Então, após a série de aquecimento corporal, inicio o aquecimento vocal e o treinamento vocal específico para a atividade que o profissional irá exercer.

A abordagem fonoaudiológica de treinamento vocal utiliza técnicas específicas para projeção vocal, ressonância, articulação dos sons, com sons de apoio e com mudanças de postura corporal, como estratégias para maximizar a coordenação e controle entre produção vocal e respiração, sendo de extrema importância ter um corpo preparado fisicamente para executar tamanha função de forma fluída, clara e sem agravos a saúde vocal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *